Jogar FreeCell Online Grátis


 
 
 
 

Jogos de Paciência Free Cell online Grátis


Como jogar e DICAS mais abaixo

Instruções para este específico ‘game’ acima:

Aperte o botão ‘Sound off’ se você desejar remover os efeitos sonoros deste game.

Ao abertar o botão ‘Help’, você será mostrado as regras básicas do jogo, porém em Inglês. Veja abaixo como jogar Freecell em Português e também dicas para jogar melhor e vencer mais.

Cuidado ao apertar o botão ‘Resign’ pois este faz com que você desista do jogo. Caso deseje iniciar uma nova partida, aperte o tecla ‘F5’ do seu teclado, isto fará com que a página seje carregada novamente e um jogo novo será aberto (mostrado).

Para jogar uma outra partida aperte a tecla ‘F5′ do seu teclado, que a página será recarregada novamente com uma nova partida.

O cronômetro ‘Bonus Time’, começa em 10 minutos e lhe dá uma pontuação extra ao término do jogo. Quanto menos tempo for utilizado para vencer a partida, maior será o bônus entregue à sua pontuação.

A pontuação  na parte superior direita da tela mostra quantos pontos você já fez no jogo. Cada carta ‘subida’ para as ‘Home cells’ lhe dá 5 pontos.

As ‘Home Cells’ são as 4 células de coloração azul escuro no canto direito superior da mesa.

Já as ‘Freecells’ (ou ‘células livres’) são as 4 células azul claro na parte direita superior da mesa.

Mesa de Freecell

Mesa do jogo e suas partes em Inglês

Confira abaixo as regras do jogo e também algumas dicas para você evoluir ainda mais o seu jogo! Bom divertimento!

Introdução

FreeCell é uma das várias variações de jogos de Paciência existentes, e certamente está entre as versões mais populares. Além de ser um jogo bastante desafiante e divertido, ele possui uma característica bastante peculiar de haver poucos jogos nos quais são ‘invencíveis’.Logo, o desfecho da grande maioria das partidas é resultado de como o jogo foi jogado, e não de probabilidades matemáticas.

Apesar do fator sorte sempre estar presente no jogo, o que faz a diferença mesmo é a habilidade do jogador, e esta é certamente uma das causas da alta popularidade deste jogo. Se você fizer a maioria das jogadas certas, suas chances de vencer são quase 100%, agora se cometer erros e for um mal jogador, provavelmente não irá vencer devido aos seus erros, e não devido à ordem na qual as cartas foram distribuídas. Logo, a prática faz com que melhoremos a cada dia o nosso jogo e nos permite finalizar o jogo em cada vez menos tempo e com menos movimentos. Abaixo seguem as instruções de como jogar esta divertida e desafiante versão da Paciência. Bom jogo!

Instruções e Regras

A área do jogo consiste em 4 células casa (home cells) na parte direita superior da mesa e 4 células livres (ou free cells), na parte esquerda superior da mesa. Uma diferença do Freecell para as outras Paciências é que o baralho aqui é distribuído em 8 colunas no começo do jogo, mas com um detalhe, todas as cartas com a face voltada para cima, ou seja, já reveladas. Para muitos esta grande quantidade de cartas já reveladas e em total desordem dá a impressão de que as regras do jogo são complicadas, mas na realidade são tão simples quanto na maioria dos jogos de Paciência.

Ás (A) podem ser movidos diretamente para as ‘Home Cells’ no canto direito superior da tela. Já cartas do mesmo naipe também podem ser movidos para lá, desde que estejam em ordem ascendente, por exemplo, subir um 5 de copas para uma Home Cell aonde tenha um 4 de copas.

Para vencer o jogo você precisa mover todas as cartas para as ‘Home Cells’ no canto direito superior da mesa. E para fazer tal, tais cartas devem todas estar organizadas por naipes e em sequência ascendente.

As ‘FreeCells’ são os 4 locais para se colocar cartas localizados no canto esquerdo superior da mesa, e cada uma destas células tem a capacidade de ‘estacionar’ apenas uma carta. O grande segredo deste  jogo são estas células livres (daí o nome do jogo), pois elas lhe garatem grande mobilidade e jogabilidade durante a partida, e como explicaremos mais adiante, use-as sabiamente para vencer cada partida jogada.

Para Jogar Freecell

Rei de espadas e mesa ao fundo

Rei de espadas e mesa do jogo ao fundo

Para mover uma carta clique na carta que você deseja mover e então clique aonde você quer que ela seja movida. Você só pode mover cartas de acordo com estas regras abaixo:

Quando movendo cartas para colunas (as 8 na parte inferior da mesa), as cartas devem ser movidas em ordem das maiores (Rei), para as de menor valor (Ás), e também devem alternar naipes. Por exemplo, você só pode mover um 9 vermelho (copas ou ouros) sob um 10 preto (espadas ou paus).

Já quando movendo as cartas para as ‘Home Cells’, as sequências devem começar a partir das cartas de menor valor (Ás) para as de maior valor (Rei) e elas devem ser todas do mesmo naipe.

As cartas posicionadas nos extremos inferiores das colunas (uma das 8 na parte inferior da mesa) podem ser movidas para uma outra coluna (desde que seja menor do que a carta na qual ela será colocada sob e seu naipe altere a cor da sequência), podem também ser movidas para uma Freecell, ou ainda para uma ‘Home Cell’ (desde que, claro, esteja em sequência ascendente e seje do mesmo naipe).

As cartas que se encontram nas Freecells podem ser movidas tanto para as colunas na parte inferior da mesa ou para as ‘Home Cell’, desde que obedeçam as regras citadas acima.

DICAS:

Dica número 1:

Planeje vários movimentos já à frente, pois como no Xadrez, cada movimento afetará todo o jogo, e logo, o seu resultado final. Procure não apenas mover uma carta de vez e pensando somente no movimento presente. Analize toda a mesa e todas as possíveis e futuras movimentações, e então mova as cartas para fazer longas sequências, limpar as colunas inferiores, e/ou começar a enviar os Áses (A) para as Home Cells, e logo, iniciar o envio de sequências para tais células.

Dica número 2:

Sempre tente revelar e limpar as cartas de valores baixos que se encontram perto do topo das 8 colunas do jogo. Quando você ver Áses (A) e Dois (2) por baixo de várias outras cartas em uma coluna, tenha como prioridade ‘limpar’ essa coluna e mover os Áses (A) o mais rápido possível para uma Home Cell. Desta forma você já poderá começar a limpar as outras colunas enviando também outras cartas para as Home Cells.

Sequência de cartas de naipes alternados

Dica número 3:

Procure deixar as Freecells desocupadas. Você pode somente deixar uma carta em cada uma das 4 Freecells localizadas no canto superior esquerdo da mesa. Use estas ‘células livres’ para movimentar sequências e colunas, de maneira que você desvende mais cartas nas colunas inferiores e construa mais sequências. Quando você possui várias ‘células livres’, fica muito mais fácil e rápido de se movimentar sequências maiores; tendo as quatro freecells livres, significa que você possui 4 espaços temporários para ‘estacionar’ suas cartas. Tente sempre mover as cartas de forma que ao final do movimento a ‘célula livre’ que foi utilizada durante a execução do movimento continue livre para seus próximos movimentos. Portanto, muita cautela e sagacidade ao usar as freecells!

Dica número 4:

Limpe colunas inteiras sempre que possível. Tente mover todas as cartas para fora de uma coluna de maneira que lhe permita recomeçar uma outra sequência nesta coluna apartir do Rei (K). Se não der para começar esta sua nova sequência nesta coluna com um Rei (K), então tente começar com a carta de maior valor possível. Muitos jogadores tentam ao menos começar uma nova sequência com um dez (10).

Valete de Espadas

Valete (J) de Espadas

Outras dicas para se jogar Free Cell online!

Freecell é um jogo bastante simples, porém é também bastante desafiador. A versão original do jogo que veio no Windows possuía 32 mil variações de partidas e, exatamente todas as variações de partidas foram já vencidas, com exceção de apenas uma! Este jogo no qual niguém ainda conseguiu vencer é o jogo número 11982, e a mesa inicial apresenta 3 dos 4 Áses (A) nas últimas posições de uma coluna na parte inferior da mesa.

Com todas essas 32 mil variações de partidas, e com apenas uma não sendo possível de ser resolvida, fica claro que o jogo de Free Cell, trata de uma Paciência de estratégia. Um jogo no qual o resultado final vai depender quase que exclusivamente das habilidades do jogador. O fator sorte também auxilia, pois muitas partidas são bem mais fáceis do que outras, mas o resultado final vai depender mesmo dos movimentos e estratégias utilizadas pelo jogador.

Selecionamos abaixo mais algumas dicas e estratégias que podem lhe auxiliar a jogar melhor uma partida de Freecell online:

Primeira Dica:

Logo no começo da partida já localize os Áses (A). Dentre os Áses localizados, veja qual está mais fácil de já ser levado para uma das células na parte superior (‘Home Cells’) e procure o levar para lá o mais rápido possível. Uma vez que você já se livrou de um dos Áses (A), você ganha mais mobilidade para mover as suas demais cartas. Isto é mais importante do que parece, pois cada carta já retirada da parte inferior da mesa é uma carta a menos interfirindo e atrapalhando na movimentação das cartas ainda restantes.

Rei de Espadas

Tradicional Rei de Espadas

Segunda Dica

Identifique cartas chaves. Algumas vezes você irá se deparar com diversas cartas do mesmo naipe que poderiam ser movidas para as ‘Home Cells’ (parte superior da mesa) mas que somente não podem ser transferidas porque falta uma carta de valor menor do mesmo naipe para permitir a subida destas várias cartas. Nesta hora é válido contar quantas cartas estão bloqueando esta carta de valor menor. Após verificar a quantidade de cartas que estão bloqueando esta carta de valor pequeno, veja quantas Free Cells (células livres na parte superior da mesa) você ainda possui. Se você possui espaços livres suficientes nas Freecells, analise com cuidado a situação e se valer a pena desloque as cartas que estão bloqueando a carta de valor pequeno da sequência e faça o movimento. Muitas vezes esta trabalheira pode compensar o seu esforço. E se a quantidade de cartas que você subir para as ‘Home Cells’ após esta jogada for grande, você pode acabar ‘subindo’ uma coluna inteira de cartas e, logo, acabar liberando-a para outras cartas.

Terceira Dica

Tente desenvolver todas as pilhas de naipes ao mesmo tempo na parte inferior da mesa. Esta dica é válida porque, mesmo você tendo basicamente duas cartas vermelhas ou negras ‘iguais’ (por exemplo, dois 3 vermelhos, dois 4 negros, etc.) você pode ter alguns problemas se uma destas cartas estiver bem no fundo de uma das colunas e a outra já estiver posicionada nas ‘Home Cells’ na parte superior e coberta por outras cartas. Por vezes, mesmo que você já possa subir uma carta para as ‘Home Cells’ é válido esperar alguns movimentos para se ter certeza de que realmente você não irá necessitar dela mais na partida.

Cartas de baralho desorganizadas e fora de ordem

Cartas de Baralho fora de ordem

Quarta Dica

Tome riscos. Existem certamente várias partidas nas quais somente é possível vencer após passar por alguns momentos de apertos nos quais apenas uma Free Cell fica disponível para as suas locomoções. A boa notícia é que se você planejar vários momentos adiantes você pode passar sem muito aperto por estas situações e ainda acabar se livrando de cartas valiosas e até mesmo desocupar células anteriormente ocupadas. Agora, se você nunca estiver disposto a tomar riscos e subir certas cartas para as Free Cell livres, provavelmente você não irá vencer boa parte das partidas mais desafiadoras. Muitas vezes, estes ‘riscos’ quando calculados e planejados podem lhe render a ‘subida’ de várias cartas para as ‘Home Cells’.

Quinta Dica

Certamente a maneira mais fácil de vencer é começar se livrando e ‘subindo’ várias cartas para as ‘Home Cells’, então já comece a partida procurando por estas cartas para já serem enviadas para a parte superior da mesa. E se por acaso você cometer algum erro, não se preocupe. A prática leva a perfeição e muitas vezes a maneira mais fácil de se vencer uma partida é recomeçando outra (para isso, aperte a tecla F5 no seu teclado).

Divirtam-se nesta desafiadora versão de Freecell online grátis! Bom jogo!

Como jogar Freecell (em Inglês):


Leave a Reply