Paciência FreeCell





Paciência Freecell online grátis



Instruções do jogo (dicas para vencer mais abaixo!)

Existem diversos motivos que fazem do Freecell um dos jogos de Paciência mais populares e viciantes de todos. Por ser uma Paciência na qual todas as cartas já estão reveladas desde o início da partida, as probabilidades de uma partida ser ‘invencível’ são bem remotas, ou seja, o Free cell, acaba sendo um jogo aonde a habilidade do jogador é crucial para um desfecho vitorioso.

Não havendo muito espaço para o fator sorte, o Freecell então é um jogo aonde os jogadores tem de mostrar realmente as suas habilidades para vencer. Porém, para certos jogadores de nível mais elevado, somente vencer uma partida já não é tão mais desafiador, e eles precisam de algo mais para tornar o jogo ainda mais difícil.

Esta versão que trazemos acima, se trata exatamente de um destes exemplos. Você não somente tem de devoler todas as cartas para as ‘Home Cells’ em ordem, mas também deve fazê-lo em ‘apenas’ 10 minutos. Certamente para os jogadores novatos, esta versão pode ser um tremendo desafio, mas se você já está com o seu jogo afiado, ela certamente lhe garante um excelente exercício mental e muita diversão.

Valete de Espadas

Valete (J) de Espadas

Ao apertar o botão ‘Sound off’ você retira todos os efeitos sonoros do jogo, o que pode ser ideal se você estiver jogando em seu trabalho, em especial porque quando o cronômetro está por terminar, o game emite uma alerta em som de sino, que pode constragê-lo dependendo de onde você está jogando.

Já o botão ‘Resign’, faz com que você desista da sua partida. Se você confimar e apertar ‘YES’, você terá desistido do jogo. Para jogar uma nova partida aperte a tecla ‘F5′ do seu teclado, para recarregar a página novamente com um jogo novo.

O crônometro ao centro da tela indica a quantidade de tempo que ainda lhe resta para terminar o jogo. Lembrando que o mesmo começa em 10 minutos.

Ao apertar a tecla ‘HELP‘ você será levado ao um pequeno demonstrativo com instruções de como se jogar Freecell. Infelizmente as instruções são em Inglês, porém, se você for um iniciante, temos instruções e dicas nesta página aqui.

Por último, temos o botão ‘SCORE’, no qual é demonstrado a quantidade de pontos que você já fez na partida. Cada carta levada às ‘Home cells’ lhe garante 5 pontos. Se você é um daqueles jogadores que gosta de acompanhar a evolução do seu jogo, é sempre legal tentar manter um controle de quantos pontos você geralmente faz em cada partida para analisar o seu progresso.

Aproveitem este divertido e desafiador game de Paciência. Um bom jogo e divirtam-se!

Mais dicas de como vencer mais na Paciência Freecell

Cartas na mesa de Free Cell

Cartas na mesa de Free Cell

A Paciência Freecell é um jogo de cartas de estratégia que pode ser considerado único entre os seus semelhantes. Um dos motivos por ser tão popular e tão viciante é que quando a estratégia certa é usada e os movimentos certos são feitos, é virtualmente possível vencer quase todas as partidas.

Esta combinação de estratégia certa e movimentos certos na hora exata faz com que o fator sorte tenha apenas um pequeno papel neste game. Como a sorte não tem muito peso no resultado final do jogo, o que faz a diferença mesmo entre vencer e perder uma partida são as habilidades do jogador. E como geralmente as habilidades dos jogadores somente melhoram com o tempo, o Freecell acaba se tornando uma excelente passatempo e desafio, aonde quanto mais dele é jogado, melhores ficam as habilidades dos jogadores, e logo, mais e mais partidas são vencidas, e em menos tempo.

O objetivo do jogo é colocar as cartas de mesmo naipe em ordem ascendente (do Ás ao Rei) no canto superior direito da mesa. Na parte inferior da mesa ( na maioria dos jogos) você deve organizar as cartas na ordem  descendente (do Rei ao Ás) em sequências aonde as cores dos naipes são alternadas.

Cartas em Sequência

Cartas em Sequência

No canto esquerdo se encontram quatro células vazias (chamadas em Inglês de Freecells) que podem ser usadas para ‘estacionar’ e movimentar cartas da parte inferior da mesa, permitindo assim, que você leve para as Home Cells (células na parte direita) as cartas nas quais já estejam em ordem.

Um outro fator que faz com que o Free Cell seja um jogo de Paciência único, é que ao invés de vir com as cartas viradas para baixo, neste jogo todas as cartas já vêm distribuídas na parte inferior da mesa com a face voltada para cima. Como as cartas já estão com a face revelada, e você já sabe a localização de cada uma,  você já pode planejar diversos movimentos e montar a sua estratégia.

É justamente por já vir com todas as cartas reveladas, que o Freecell é considerado um jogo de estratégia e não um jogo aonde a sorte é o elemento decisivo principal. Também é por este motivo que este jogo de baralho é tão intrigante e popular (e por que não viciante?!) .

Abaixo fizemos uma lista com algumas dicas que podem lhe auxiliar a melhorar as suas habilidades neste jogo, e logo, aumentar a sua médias de partidas vencidas:

Ases nas Home Cells

Áses nas Home Cells

Dica número 1:

A primeira coisa a se fazer ao iniciar uma partida de freecell é parar, e tomar alguns segundos, ou até minutos para analisar a mesa.  Mesmo que o jogo tenha um cronômetro correndo contra você, estes primeiros momentos de análise da mesa são cruciais, já que é a partir daí que você vai desenvolver o seu plano e estratégia para a partida. Preste atenção a onde estão localizadas todas as cartas e comece a pensar no que vai ocorrer após os seus movimentos iniciais.

Dica número 2:

Após ter tomado alguns segundos ou minutos analisando o posicionamento das cartas na mesa, faça uns 3, 4 movimentos e pare por mais alguns segundos para reanalisar o posicionamento das cartas na mesa. Veja quais opções você ainda possui neste momento, e só então faça mais alguns movimentos. Esta pequena pausa para análise é interessante, porque muitas vezes nos empolgamos e acabamos fazendo movimentos que são óbvios, mas nem sempre são a melhor opção disponível.

Dica número 3:

Logo de início na partida procure esvaziar alguma das colunas na parte inferior da mesa. Ao esvaziar ao menos uma coluna, este espaço vai lhe garantir uma mobilidade tremenda, e lhe auxiliará no movimento das outras cartas da mesa.

Cartas de baralho desorganizadas e fora de ordem

Cartas de Baralho

Dica número 4:

Como já mencionamos mais acima nas outras dicas, quando possível, sempre tente iniciar uma sequência nas colunas vazias das parte inferior da mesa com um Rei (K). Se não for possível iniciar uma sequência com um Rei (K), como em muitos casos, inicie com alguma outra carta de valor alto. Idealmente, nada menor do que um dez (10).

Dica número 5:

Logo no início da partida, procure pelos Áses (A) na mesa. Faça uma de suas prioridades movê-los o mais rápido possível para as ‘Home Cells’ (geralmente no canto superior direito da mesa). Ao mesmo tempo que você faz o possível para deslocar os Áses (A) para as células na parte superior, procure também localizar os dois (2) e três (3) na mesa, pois eles serão os próximos a ‘subirem’ para as ‘Home Cells’.

Dica númeo 6:

Como mencionamos mais acima, tome cuidado para não realizar movimentos precipitados e que são óbvios, pois estes muitas vezes não representam as melhores opções. Por vezes, movimentos mais complexos e menos óbvios podem lhe auxiliar mais em direção a vitória do jogo.

Rei de espadas e mesa ao fundo

Rei de espadas e mesa ao fundo

Dica número 7:

Sempre que possível, procure manter as ‘Free Cells’ desocupadas, já que estas células são peças chaves na partida, pois lhe garatem uma mobilidade enorme durante todo o jogo. Portanto, não se precipite demais e ocupe as suas células logo de início na partida com cartas de difícil locomoção.

Esta capacidade de movimentação oferecida pelas ‘Free Cells’ é fundamental durante toda a partida e certamente crucial para se vencer o jogo. Não é a toa que o próprio jogo recebeu o nome destas células. Portanto, use-as com esperteza e cautela, pois uma vez que você não possuir mais espaços para fazer movimento de cartas, você perdeu a partida. Ao traçar a sua estratégia na partida, tenha sempre isto em mente.

Como toda habilidade na vida, suas habilidades para jogar Freecell somente melhoram com a prática. Utilize as dicas aqui contidas em nosso site, juntamente com bastante prática e você começará a ver como o seu jogo irá melhorar. Como isto, você conseguirá já vizualizar diversos movimentos em antecipação e também vencerá muito mais partidas, do que perderá e ainda levará menos tempo!

Boa prática à todos e, divirtam-se!

Paciencia Freecell Full

 

Vídeo com estratégias para jogar Freecell (em Inglês):